Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Heart of Coconut

As "tais" das credenciais

Um final de semana na Figueira da Foz levou-me a ter a enorme surpresa de poder assistir a um incrível festival que reúne algumas das melhores bandas portuguesas, e ainda de as fotografar para o Stalking Project. Os festivais são sempre uma boa forma de receber input de cultura, arte, música, e conhecer pessoas ou reencontrar amigos. No meu caso foi uma excelente oportunidade para por em prática uma ideia e um projecto que foi apresentado à organização do festival, e que me levou a receber a tão humilhada credencial (neste festival). 

 

A credencial pelo pouco que sei, dá-te direito à entrada no festival e a permissão para fotografares numa zona priveligiada com tempo determinado ou não pela organização.

 

Muitas foram as criticas aos "fotografos" e ao elevado numero de "fotografos" ou "credenciados". Eu entendo realmente que era muita gente, mas na verdade a culpa para alem de ser do festival é tambem das entidades/empresas/organizações/sites que chegam a enviar dois ou tres membros para cobrir um festival, o que na minha opinião é super exagerado num festival como o Fusing. O facto de serem muitos tambem foi mais notório porque não havia limite de tempo para fotografar no fosso, o que fazia com que as atenções se dispersassem para a movimentação dos fotografos por parte do público, mas em nenhum concerto o pessoal da "comunicação" ficou por lá todo o tempo.

 

Um comentário rude: Público... voces vão lá para ouvir e ver a banda ou artista. Para quem consegue tar a mandar sms ou a ligar pa não sei quem, tirar fotos, por no instagram e no facebook, tirar selfies, ir comprar cerveja, etc etc etc, tambem consegue levar com o pessoal qe está abaixo da linha do palco! Foquem-se! 

 

Outra das criticas é que os "fotografos" seriam ou pareciam amadores, na verdade também não contesto, sinceramente eu sou uma delas à cara podre, e na verdade muitos deles eram realmente amadores. Mas acho super interessante que haja a oportunidade de festivais com ainda pequena dimensão darem a oportunidade de "amadores" descobrirem o que conseguem ou não fazer, e evoluir! Os que não evoluiram ou desistem ou perdem essa oportunidade, porque quem está num festival 3 dias a fotografar cerca de 9 bandas em cerca de 6/7 horas tem de evoluir; se não acho que não foi feito para fotografar.

Uma das razões que penso que levaram essas instituições a "mandar" "jornalistas e fotografos" mais amadores é porque simplesmente é um festival pequeno, e não há nada como colocarem as pessoas a aprender. Os que realmente são profissionais estariam certamente em festivais que estão a decorrer no mesmo momento e que têm aos olhos dessas instituições maior importância, como o Bons Sons, Sol da Caparica ou o Paredes de Coura que começa poucos dias depois! Acho que foi tudo uma questão de distribuição e de oportunidades!

 

Portanto as pessoas não deixam de não ter razão, e penso que os comentários de algumas bandas poderiam ter sido engolidos, mas para mim são oportunidades únicas dadas no lugar certo.

 

No meu caso, aproveitei da melhor maneira, estive simplesmente a fazer a bem ou a mal o trabalho que qualquer fotografo faria, com melhores ou MUITO PIORES fotos, o resultado final será para qualquer um ver, e aí sim que venham os bons e maus comentários e as criticas.

 

Isto tudo porque apoio os comentários das pessoas, mas após alguma reflexão penso que foi importante para todos os que estiveram envolvidos! Eu não recebi nada para lá estar (muito pelo contrário, eu adquiri o meu passe, e só recebi a credencial pela qualidade de trabalho demonstrado no projecto), não incomodei ninguém, nem sequer tenciono incomodar depois do festival, portanto... iria outra vez, e acho que todos os que foram convidados ou receberam a credencial justa ou injustamente aproveitaram da melhor maneira a experiencia tal como deveria ser e muito bem. Para alguns a primeira, para outros a ultima, o que importa é que para viver é preciso arriscar!! Os profissionais que não foram, não foi porque os amadores lhes tiraram o lugar, todos tiveram a oportunidade de se inscreverem!


Por isso... Brevemente estarão algumas das fotos em STALKING PROJECT.

 

Dá para todos!

3 comentários

Comentar post

Facebook

Instagram




Parcerias

Comentários recentes

  • Sara

    Eu adoro a Emma, coitadinha!

  • Sara

    Já tinha tantas saudades tuas!!!

  • Chic'Ana

    Não vi este filme, mas pelo trailer deve ser muito...

  • Sara

    Oh meu que querida!!! Obrigada, espero bem que sim...

  • maryjane

    Inês, não consigo aceder ao teu blog :(

Contacto




Partilhem comigo e deixem-me partilhar sonhos. Responderei a todos os emails e pedidos de parcerias.